Cuba Sem Barreiras

Domadores 90%, 5 vagas para Rio-16 e 10 para o Pan de Toronto

Menon

domandoOs Domadores de Cuba terminaram a primeira fase da Liga Mundial de Boxe, com números e conquistas impressionantes.

1) Tiveram aproveitamento de 100%, com 14 vitórias em 14 encontros de cinco lutas cada

2) Tiveram aproveitamento de 90% nas lutas, com 63 vitórias e 7 derrotas.

3) Conseguiram 5 vagas para a Olimpíada do Rio, das 17 em disputa. As outras cinco serão buscadas no Mundial do segundo semestre ou nos torneios eliminatórias de 2015. Depois de duas Olimpíadas, será possível ter um time completo.

4) Conseguiram 10 vagas para o Pan-Americano de Toronto. A equipe já está completa e não precisará participar de torneios eliminatórios.

Os atletas com vaga olímpica são:

52 quilos – Yosbani Veitia, primeiro no ranking, com 7 vitórias em 7 lutas. No ano passado, quando estava nos 49 quilos, venceu suas oito lutas. Ele é campeão pan-americano e bronze no Mundial.

64 quilos – Yasniel Toledo, primeiro no ranking, com 6 vitórias em 6 lutas. Foi prata nos dois últimos Mundiais e bronze na Olimpíada de Londres

lazaromedalha60 quilos – Lázaro Alvarez, (foto) primeiro no ranking, com 7 vitórias em 7 lutas. Foi medalha de ouro nos dois últimos mundiais e bronze na Olimpíada de Londres

75 quilos – Arlen Lopwz, segundo no ranking, com 6 vitórias e uma derrota. Tem 22 anos e estreou esse ano na equipe principal.

81 quilos – Julio Cesar la Cruz, segundo no ranking, com 6 vitórias e uma derrota. Foi medalha de ouro nos dois últimos mundiais.

Erislandy Savón, dos 91 quilos, melhor pugilista cubano, com 7 vitórias em 7 lutas não conseguiu o bilhete olímpico. Ele teve o mesmo número de pontos de Levit Vassily, do Casaquistão. O regulamento dá 5 pontos para vitórias por 3 a 0 e 3 pontos para vitórias por 2 a 1. Levit ganhou 6 por 3 a 0 e uma por 2 a 1. Savón ganhou 6 por 5 a 0 e uma por WO do mexicano Daniel Paniágua. O regulamento premiou quem lutou mais para fazer o mesmo número de pontos. Savón possivelmente nocautearia Paniágua.

Os outros cubanos que conseguiram vaga no Pan foram:

49 quilos – Yoahnis Argilagos, quarto no ranking, com cinco vitórias e duas derrotas. Campeão mundial sub-17, completou 18 anos e estreou esse ano. Tem muito futuro.

56 quilos – Andy Cruz, quarto no ranking, com cinco vitórias. Substituiu o campeão olímpico Robeisis Ramirez, invicto nas duas primeiras lutas. Nas semifinais, Ramirez deve voltar.  Foi c

69 quilos – Roniel Iglesias, quinto no ranking, com 4 vitórias e duas derrotas. Iglesias é medalha de ouro na Olimpíada de Londres-12 e bronze na Olimpíada de Pequim-08. Foi campeão mundial em 2009. Foi a decepção da equipe, embora suas duas derrotas tenham sido para os primeiros do ranking.

Acima de 91 quilos – Leinier Peró foi terceiro no ranking, com 6 vitórias e uma derrota. Foi campeão no Pan de Guadalajara.

Tags : domadores



*As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade do autor.