Cuba Sem Barreiras

No “vácuo” do Brasil, handebol de Cuba chega ao Mundial e talvez, Olimpíada

Menon

handebolcuba2O grande momento vivido pelo handebol feminino do Brasil ajudou Cuba a se classificar para o Mundial da categoria, a ser realizado de 5 a 20 de dezembro, na Dinamarca.

Atual campeão mundial, o Brasil, ao contrário do que acontece no futebol, tem vaga garantida para a competição. Ficou fora da briga por três vagas destinadas aos participantes do campeonato pan-americano, atualmente realizado em Havana.

São 12 seleções divididas em dois grupos. No lado brasileiro, estão ainda Paraguai, Porto Rico, Venezuela, Estados Unidos e Groenlândia, que disputa a zona americana. No outro grupo, estão Cuba, Argentina, Uruguai, Chile, México e Guatemala.

Os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais. E os três primeiros iriam ao Mundial. Como o Brasil fez uma campanha perfeita, apesar de estar com um time reserva, e está nas semifinais, classificam-se os outros três.

Por enquanto, estão classificados Brasil e Cuba, com quatro vitórias em quatro jogos. O Brasil derrotou EUA (28×14), Porto Rico (35×18), Groenlândia (32×12) e Venezuela (33×16). Cuba passou por Argentina (24×23), Uruguai (44×19), Guatemala (47×12) e Chile (40×26)

As outras duas vagas devem ficar com Argentina e Porto Rico.

Os Jogos Panamericanos de Toronto garantirão uma vaga na Olimpíada-16. E, novamente, o Brasil dará sua ''ajuda'' aos rivais. Não concorre à vaga. Tudo indica que ela ficará com Cuba ou Argentina, os mais fortes concorrentes.

Quem não conseguir, terá de participar de duros torneios classificatórios. Sem ajuda brasileira.

 



*As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade do autor.