Cuba Sem Barreiras

Yarisley Silva pode saltar 5 metros?

Menon

yarisley4No domingo, dia 2 de agosto, em Buckum, na Alemanha, a cubana Yarisley Silva colocou uma dúvida no mundo do atletismo: uma segunda mulher, além da russa Elena Isinbaieva, pode saltar 5 metros na prova de salto com vara?

Silva ganhou a prova com 4,91m, a melhor marca de sua vida, superando os 4,90m de 2013. Tornou-se a terceira mulher a saltar mais que 4,90m. Antes dela, a norte-americana Jeniffer Suhr, por três vezes e Isinbaieva por 11 vezes.

isinbaievaA russa, de 33 anos, tem os 11 maiores saltos da história. Por seis vezes, saltou 5 metros ou mais. Suas marcas foram conseguidas entre 2004 e2009. Depois de um tempo afastada, por maternidade, competirá na Olimpíada do Rio.

Yarisley, de 28 anos, tem as duas melhores marcas do ano. Além dos 4,91m tem 4,85m com que venceu o Pan de Toronto. A pequena atleta de 1,61m é conhecida por superar-se nos momentos mais críticos. Sua vitória em Buchum, por exemplo, foi conseguida na terceira tentativa.

É uma das favoritas para o Mundial de Pequim, a partir de 22 de agosto. E, quem sabe, pode chegar nos próximos anos à marca dos 5 metros.



*As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade do autor.