Cuba Sem Barreiras

Cuba perto do título mundial de boxe, após dez anos

Menon

Cuba conseguiu levar seis boxe pugilistas às finais do campeonato mundial de boxe de Doha, no Catar. São dez categorias e a seleção cubana é a que tem mais opções, seguida de Rússia e Uzbequistão, ambas com três..

A Ilha ficou próxima de reconquistar o título mundial, que venceu pela última vez em 2005. Na última edição, há dois anos, os cubanos chegaram a quatro finais. Ganharam duas e ainda conseguiram um bronze.

As finais começam na quarta-feira, dia 14, nas categorias 49, 56, 64, 75 e 91 quilos. Na quinta, dia 15, serão realizadas as finais de 52, 60, 69, 81 e acima de 91 quilos.

argilagos18O primeiro cubano a tentar o título será o mais novo integrante da armada. Joahnis Argilagos, ex-campeão mundial cadete, fez sua primeira luta em janeiro, após completar 18 anos.Teve bom desempenho na WSB, com seis vitórias e três derrotas, foi prata no Pan e também na eliminatória das Américas.

No mundial, surpreendeu com três vitórias, que o levaram à disputa do ouro contra o russo Egorov, muito mais experiente. Mesmo que perca, Argilagos conseguiu o sexto bilhete olímpico para Cuba.

O sétimo pode vir da luta entre Erislandy Savón e o russo Tishcenko. Apenas o vencedor se garante na Olimpíada e Savón é o favorito.

Arlen Lopez, que já tem o bilhete carimbado, disputará o título dos 75 quilos contra Melikusiev, do Uzbequistão. As outras finais de quarta-feira serão entre Michael Conlan, da Irlanda, e Akhmadaliev, do Uzbequistão, nos 56 quilos, e Dunaytsev, da Rússia, e Gaibnazarov, do Uzbequistão, nos 64 quilos.

Como Rússia e Uzbequistão se enfrentam, apenas um dos dois poderá alcançar três títulos. Então, uma boa atuação hoje já pode garantir o título a Cuba. Os três confrontos são diretos. Se vencê-los, já será campeã.

Na quinta-feira, Cuba terá mais três opções. Duas delas, muito fortes. Lázaro Alvares (60 quilos) e Julio Cesar La Cruz (81 quilos) tentarão seu terceiro título seguido. E Yosbani Veitia, nos 52 quilos, tentará o primeiro, depois de ser bronze há dois anos. Eles enfrentarão, respectivamente, a Selimov (Azerbaijão), Ward (Irlanda) e Mamishzada (Azerbaijão). As outras finais serão nos 69 quilos (Yeleussinov, do Casaquistão, e Mohammed Rabii, do Marrocos) e acima de 91 quilos, entre o francês Tony Yoka e Ivan Dychko, do Casaquistão.



*As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade do autor.