Cuba Sem Barreiras

Curaçao, de Patrick Kluivert e dilúvio eliminam Cuba do Mundial-18

Menon

 

Nem o mais fanático torcedor cubano poderia esperar a classificação da seleção de futebol para o Mundial de 2018. Nem o mais pessimista, porém, esperaria por uma desclassificação tão cedo, log na segunda rodada das eliminatórias da Concacaf.

O corte veio após dois empates contra Curaçao, que é treinada por Patrick Kluivert, ex-jogador da seleção holandesa, que enfrentou o Brasil em 98 e que fazia parte da comissão técnica da seleção no Mundial do ano passado.

Cuba-vs-Curaçao-1024x586O primeiro jogo, em Curaçao, terminou 0 a 0, com total domínio do time da casa. Cuba precisava vencer em casa. Saiu atacando desde o início e marcou seu gol, aos cinco minutos, com Jeniel Márquez, de cabeça. O empate veio aos 18 minutos, quando o chute de Vidarrel Marencia bateu nas pernas do cubano Arichel Hernández e enganou o goleiro Sandy Sánchez.

O gol fora de casa classificava Curaçao. Cuba passou a atacar fortemente, mas com muitos erros técnicos. No último lance, um contra-ataque de Curaçao terminou com falta clara e dura de Sandy Sánchez, que foi expulso.

No segundo tempo, uma chuva fortíssima caiu sobre o estádio Pedro Marrero. Era impossível jogar, mas os comissários da Fifa mantiveram a partida. Não houve futebol, não houve gols e Curaçao classificou-se para a terceira rodada, onde já estã0 San Vicente e Granadinas, Antigua e Barbuda, Belize e Barbados. Os outros cinco classificados sairão dos jogos entre Dominica x Canadá, Porto Rico x Guiana, Nicarágua x Suriname, Guatemala x Bermuda e San Cristovão e Neves x El Salvador.

Os dez classificados se unirão a Haiti e Jamaica para nova série eliminatória.  Os seis vencedores se juntam aos gigantes da área – México, Costa Rica, Estados Unidos, Honduras, Panamá e Trinidad e Tobago. As 12 seleções serão divididas em três grupos de quatro. Os dois primeiros se classificam para o hexagonal final, que levará três equipes ao Mundial da Rússia e dará ao quarto colocado a chance da repescagem.

Antes de enfrentar Cuba, Curaçao havia eliminado Montserrat. Os cubanos entraram diretamente na segunda fase, uma honraria que se mostrou tão injusta quanto demasiada.

 



*As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade do autor.