Cuba Sem Barreiras

Dedo em riste. E a campeã do mundo está fora da Olimpíada

Menon

dedocubano

A taekondoca Glenhis Hernández, campeã mundial na categoria acima de 67 quilos está com a seleção cubana em Aguascalientes, no México. O time disputa a classificatória para o Pan de Toronto. Glenhis, não. A classificação seria muito fácil: vão para o Canadá as oito mais bem classificadas de sua categoria. Mas Glenhis está suspensa pela federação internacional por causa de um gesto obsceno feito nos Jogos Centro Americanos de do Caribe, em Veracruz, no México, em novembro.

Ela chegou a Veracruz sabendo que teria pela frente uma grande adversária, a mexicana Maria Espinoza, ídolo local por haver conquistado medalha de bronze na Olimpíada-08 e ouro em Londres-12.

glenhisComo todos antecipavam, a final foi entre as duas.  Foi uma luta muito estudada, com pouca ação e vitória da mexicana – que acendeu a pira olímpica – por 3 a 0. 0. Glenhis não gostou do resultado e mostrou seu desconforto com o gesto do dedo médio levantado.

A suspensão foi aplicada e Glenhis ficará fora das Olimpíadas do Rio em 2016: fora das competições nesse ano, ela não conseguirá se classificar pelo ranking mundial e também ficará fora do torneio qualificatório olímpico para as Américas. Sua participação, como torcedora, em Aguascalientes é uma tentativa de “humanizar” a atleta e mostrar seu comprometimento com o esporte. E, consequentemente, abrandar a punição.

Tags : glenhis



*As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade do autor.