Cuba Sem Barreiras

Domadores chegam a 93,3% de vitórias. Aula de La Cruz

Menon

domadores

Os Domadores de Cuba conseguiram, diante dos Corações de Leão Britânicos, a sexta vitória seguida n V Liga Mundial de Boxe. Com o placar de 4 a 1 mantiveram a ponta do Grupo A, com 18 pontos, 28 vitórias e duas derrotas. Um aproveitamento de 93,33%. O segundo lugar é da Equipe Russa de Boxe (4 vitórias, uma derrota, 19 lutas vencidas e seis perdidas) que venceu por 5 a 0 aos Otomenanos da Ucrânia (4 vitórias, 2 derrotas, 15 lutas vencidas e 15 perdidas).

Julio César de La Cruz (foto) , 81 quilos, bicampeão mundial, foi o destaque da noite. Com seu estilo agressivo, sempre com a guarda baixa, dominou o britânico John Newell desde o primeiro instante. Batia e saía. E também batia e ficava, batendo cada vez mais. Um dos três jurados lhe deu a astronômica vantagem de 50 a 41. Os outros dois optaram por 50 a 43. lacruz

Lázaro Álvarez, 60 quilos, também bicampeão mundial, protagonizou a luta mais franca. Enfrentou Oualid Belaoura, francês de origem argelina, reforço da equipe britânica. Muito corajoso, ele trocou muitos socos com o cubano, canhoto de grande qualidade técnica. No último assalto, Belaoura parecia cansado e foi presa fácil. Apanhou muito. Eu, que não sou expert em boxe, considerei a vantagem dada pelos jurados um pouco exagerada. Um deles viu um 50 a 44 que ninguém viu, outro optou pelo clássico 50 a 45 e o terceiro, mais adequado à realidade cravou 49 a 46.

Leinier Peró, acima dos 91 quilos, campeão panamericano dos 91 quilos, foi o domador domado da noite. Com 99 quilos, ele enfrentou Joe Joyce, bronze europeu, que pesou 110 quilos. Peró usou a tática de bater e sair e se deu em nos dois primeiros assalto. Dois juízes davam empate e um terceiro lhe dava dois pontos de vantagem. Quando Joyce, bem mais alto, encurtou a distância e levou Peiró às cordas, começou a construir a vitória que lhe veio de forma apertada (49 a 46, 48 a 47 e 47 a 48).

O campeão olímpico e mundial Roniel Iglesias(69 quilos)  venceu por triplo 50 a 45 a Ekow Essuman, em uma luta de pouca troca de socos. Nenhum susto. Pouco brilho.

A noite começou com a confirmação de Yosvani Veitia (52 quilos) como um dos principais domadores. O bronze mundial conseguiu sua terceira vitória seguida na temporada, que se juntam às oito conseguidas no ano passado, quando era dos 49 quilos. Ganhou por triplo 50 a 45 de Jose Kelvin de la Nieve, dominicano naturalizado espanhol e que luta pela franquia inglesa.

Na sexta-feira, dia 26 de fevereiro, em Kiev, os Domadores terão um grande desafio diante dos Otomanos da Ucrânia na categoria C1 (49, 56, 64, 75 y 91 kg.

 



*As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade do autor.