Cuba Sem Barreiras

Domadores derrotam Rússia e estão muito perto da semifinal

Menon

Os Domadores de Cuba foram até Moscou, onde perderam no ano passado por 3 a 2, e conseguiram a décima vitória seguida na V Liga Mundial de Boxe. Com os 4 a 1, os Domadores chegaram a 44 lutas vencidas e apenas seis perdida, com aproveitamento de 88%.

Com a vitória, chegou-se a 30 pontos. A Russia, que tem uma saída a menos, tem 21. Como são as duas equipes mais fortes, esta quase garantido o primeiro lugar de Cuba. Para que isso não ocorra, teria de perder duas vezes diante de Dragões da China, Guerreros do México, Corações de Leão Britânicos e Otomanos da Ucrânia.

Quem se classifica em primeiro lugar garante vaga na semifinal. Os outros dois classificados saem dos cruzamentos dos segundos e terceiros colocados dos dois grupos.

A Liga Mundial garante vagas também para a Olimpíada do Rio. O campeão das categorias 49, 91 e acima de 91 quilos se garante. Além deles, os dois primeiros nas categorias 52, 56, 60, 64, 69, 75 e 81 quilos. Com as vitórias de ontem, Yosvaini Veita, Làzaro Alvares e Julio Cesar La Cruz carimbaram o passaporte.

Veitia ganhou sua quinta luta seguida nos 52 quilos, mantendo o ritmo do ano passado,

Veitia, invicto em 13 lutas

Veitia, invicto em 13 lutas

quando venceu suas oito lutas nos 49 quilos. Ganhou por 3 a 0 (50×43 e duplo 50×44) do estreante Ovik Oganissian. Álvarez teve um adversário muito duro em Artur Subkhankulov, que optou por uma luta franca, de muita troca. O cubano ganhou por 2 a 1 (47×48 e duplo 49×46). E Julio César La Cruz ganhou de Gamzat Galaziev por 3 a 0 (duplo 50×45 e 49×46).

O superpesado Leinier Peró, que pesou 99 quilos, lutou contra Maxin Babanin, pelo menos 20 quilos mais pesado. Na temporada passada, Babanin venceu Yoandri Toirac. Peró manteve a distância, bateu e saiu bastante e chegou um 3 a 0 com duplo 50×45 e 48×47.

A derrota veio através de Roniel Iglesias, campeão olímpico. Ele começou mal e reagiu bem, mas foi insuficiente para derrotar Radzhab Butaev. Perdeu por 3 a 0 com triplo 48×47. Na quinzena passada, Iglesias havia perdido para o marroquino Rabii, que lidera o ranking da categoria juntamente com Butaev. Iglesias buscará sua vaga para a Olimpíada em outras competições.

A Liga Mundial também garante aos três primeiros das Américas uma vaga para o Pan de Toronto. Todos os cubanos estão classificados. Bom para o Brasil que não precisará enfrenta-los em torneios classificatórios.

Na próxima semana, os Domadores vão até a China enfrentar os Dragões. As lutas serão nos pesos 49, 56, 64, 75 e 91 quilos, do astro Erislandy Savón. Há expectativa em duas escolhas. Nos 56 quilos, o novato Andy Cruz, que venceu suas três lutas será mantido ou o campeão olímpico Robisis Ramirez terá outra oportunidade?

O mesmo vale para os 64 quilos. Na última saída, o invicto Yasnier Toledo (quatro vitórias, deu vez a Kevin Brown, campeão mundial júmior em 3013, que estreou com vitória.

Se as mudanças se confirmarem, possivelmente estaremos vendo uma troca de guarda durante a competição. Ramirez e Toledo (bronze olímpico e duas vezes vice-mundial) eram titulares indiscutíveis.

 



*As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade do autor.