Nunca duvide de Yarisley Silva, a pequena gigante cubana
Menon
Se é verdade que o grande atleta cresce nas horas difíceis, pode-se dizer que a pequenina Yarisley Silva é um gigante. Foi com essa têmpera, com essa força interior que faz explodir sua técnica nos momentos de decisão, que ela saltou 4,90m e conquistou o título mundial do salto com vara.
O primeiro momento duro foi nos 4,70m. Só conseguiu a passagem na terceira tentativa, o que a deixou atrás da brasileira Fabiana Murer e da grega Nikoléta Kyriakopoúlou. Um erro seria a eliminação, seria apenas a oitava do mundo. Mas ela passou e voltou à luta.
O sarrafo subiu para 4,80m e derrubou os sonhos de Jennifer Suhr, campeã olímpica em 2012, de Sandi Morris (EUA), de Holly Brashaw (GBR) e da sueca Angelica Bengtsson. O pódio estava reservado para Yarisley, Fabiana e Nikoleta.
A grega passou na primeira tentativa. Fabiana e Yarisley passaram na segunda. Ouro, prata e bronze, respectivamente.
E lá foi o sarrafo a 4,85m. Yarisley voou, Fabiana voou e Nikoleta ficou. Nesse momento, o ouro era de Fabiana, a prata de Yarisley e o bronze da Grécia. Nikoleta trucou. Mandou subir o sarrafo. Teria apenas duas chances para os 4,90m.
O sarrafo passou a derrotar as competidoras. Todas erraram duas vezes. Nikoleta ficou com o bronze. O duelo agora era apenas entre Fabiana e Yarisley..
O mesmo duelo de Toronto, quando Fabiana saltou 4,80m e ficou com a prata, contra os 4,85m de Yarisley. Ou seja, a brasileira havia feito seu maior salto nos últimos quatro anos. O melhor de sua vida.
O ouro era dela. Yarisley tinha sua última chance nos 4,90m. Um empate, como até então, daria o ouro para Fabiana.
E o sarrafo foi vencido. Yarisley havia conseguido novamente. Saltou os 4,90m, segundo melhor resultado do ano. O primeiro? Também é dela, com 4,91m. Toda a carga estava nos ombros de Fabiana. Se passasse os 4,90m, continuaria na luta. Se errasse, ficaria com a prata. E com a prata ficou, o melhor resultado do Brasil até agora no Mundial.
Yarisley tem 28 anos, seis a menos que Fabiana e que Elena Ysinbayeva. A russa, que já saltou 5,06m esteve fora do Mundial. Se prepara para a Olimpíada do Rio. Seu passado a coloca como favorita. O presente, porém, mostra que nuca se pode duvidar da pequena gigante cubana.
*As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade do autor.