Cuba Sem Barreiras

Manrique, prata e história para Cuba

Menon

manriqueO ginasta Manrique Larduet escreveu seu nome na história do esporte cubano ao conseguir medalha de prata na prova individual geral no campeonato mundial de Glasgow. Ele conseguiu 90,698 pontos e foi superado apenas pelo japonês Kohei Uchimura, que conseguiu 92,332.

O currículo de Uchimura  serve para valorizar ainda mais a prata de Larduet. O japonês conseguiu sua 18ª medalha em Mundias – a sexta seguida de ouro – e é o atual campeão olímpico.

A competição mostrou uma ascensão constante do cubano. Na fase classificatória ele havia rompido pela primeira vez a barreira dos 88 pontos e, com 88,656 se classificou em sétimo lugar. Para chegar a uma medalha, precisava melhorar muito.

E ele melhorou sua nota em cinco dos seis aparelhos. A primeira surpresa veio no cavalo com alças, seu aparelho mais fraco. Na eliminatória, pela primeira vez alcançou 14 pontos. E agora, chegou a 14,300 pontos, a 13ª nota entre os 24 participantes.

Em seguida, foi segundo colocado em argolas, com 15,232 e 15,433 respectivamente. A nota no salto foi importante, pois é um dos seus pontos mais fortes e em que havia falhado na eliminatória, marcando apenas 13,833 pontos.

Terminou a primeira parte dos exercícios em quinto lugar. Então, foi quarto nas paralelas, com 15,733 pontos e primeiro na barra fixa, com 15,333. Assim, chegou ao segundo lugar, pois o inglês Max Wahlock, que era o segundo, caiu.

O último exercício foi o solo e Manrique resguardou-se, contentando-se em não cometer erros. Fez 14,666 pontos. bem menos que os 15,166 da eliminatória. Ficou em 13º, o suficiente para garantir o segundo lugar.

A prata de Manrique supera os dois quintos lugares conseguidos por Erick López nas edições de 2001 e 2003. López, dono de 18 medalhas pan-americanas começa a ser superado pelo novo astro.

Manrique tem ainda três outras chances. No sábado, dia 31, disputará a final do solo. E, no domingo, estará nas paralelas e na barra fixa. As últimas medalhas de Cuba nessas modalidades vieram com López (prata nas paralelas) em 2001 e Charles León (bronze no salto), também em 2001, na Bélgica.

Com 19 anos e em plena ascensão, Manrique tem grandes possibilidades na Olimpíada do ano que vem



*As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade do autor.