Cuba Sem Barreiras

Tri mundial, cubano derrotado por brasileiro na Rio-16 é punido por cabelo

Menon

Lazaro Alvarez, da categoria 6o quilos, é um dos astros maiores da armada cubana de boxe. Ele ganhou os três últimos campeonatos mundiais. E foi bronze nas Olimpíadas de Londres e do Rio, quando foi derrotado por Robson Conceição, naquela que se chamou a final antecipada da categoria.

De volta a Cuba, passados alguns meses, Lazaro foi comunicado que estava suspenso por seis meses. Deveria deixar os treinamentos junto com a seleção cubana, em Havana, e voltar para sua província natal, Pinar del Rio. Ficaria fora do campeonato nacional, em dezembro, e, que, caso estivesse se dedicando aos treinamentos, poderia ter sua pena reduzida.

lazaro_alvarez_boxeador_fpt2 (1)Para justificar o afastamento, foi usado o argumento de ''indisciplina'', de forma genérica. Lazaro Alvarez, em entrevista ao jornal Guerrillero, de Pinar del Rio, deu sua versão do caso. ''Fui punido porque tingi o cabelo. Sei que isso não faz parte do regulamento interno da nossa escola nacional de boxe, mas expliquei que tudo foi feito por um assunto religioso e não por seguir ou lançar moda''.

Ele explicou a Rolando Acebal, principal treinador da equipe, que o novo cabelo duraria apenas um tempo e que a cor natural seria restabelecida em breve. Disse que estava disposto a explicar a situação aos seus companheiros de time, mas tudo lhe foi negado. E ele também foi afastado da premiação dos 10 melhores atletas cubanos do ano. ''Não entendi e até agora ninguém se pronunciou oficialmente sobre o caso''.

O boxe cubano é a nave comandante do esporte olímpico cubano. São 73 medalhas olímpicas, 37 de ouro, 19 de prata e 17 de bronze. Apenas os EUA tem mais conquistas. No total, Cuba tem 72 medalhas de ouro, 67 de prata e e 74 de bronze. Ou seja, o boxe é quase a metade do valor olímpico cubano.

Em janeiro, foi anunciada a nova seleção cubana de boxe. Trinta atletas, três por categoria. Lázaro Alvares foi chamado e é o principal nome dos 60 quilos para disputar a WSB (Serie Mundial de Boxe) e o Campeonato Mundial. Cuba ainda decide se irá participar da APB, competição profissional, onde se luta até 12 assaltos.

Lazaro Alvarez, que completa 26 anos em 28 de janeiro, é uma das forças para 2017. Com o cabelo ''normal'', sem pinturas.

 

 



*As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade do autor.